Alunos da rede municipal debatem meio ambiente durante café da manhã com prefeito e vereadores


Representantes das terceiras e quartas séries da Escola Municipal Maria de Lourdes Ricci Von Zuben apresentaram sugestões de projetos, melhorias e obras ambientais às autoridades

Uma aula ambiental em pleno sábado. Foi assim que cerca de trinta alunos, representantes das terceiras e quartas séries da E.M. Maria de Lourdes Ricci Von Zuben, passaram a manhã do último dia 14 em café da manhã realizado no gabinete do prefeito Milton Serafim. Além do chefe do Executivo, participaram da atividade o secretário de Educação, o vice-prefeito Jaime Cruz, a diretora da escola, Elaine Ferraz e as professoras Silvia Rabello e Iderli Brentan e os vereadores Adriano Corazzari (PSB), Ana Genezini (PTB), Cidinho (PTB) e Márcio Melle (PSB), como também o secretário de Planejamento e Meio Ambiente, Cassio Capovilla, e equipe.
A atividade é a continuação de um debate sobre meio ambiente iniciado em junho deste ano na própria escola que teve a participação de autoridades do município. Devido ao pouco tempo disponível o prefeito havia se comprometido em atender novamente os estudantes, que puderam levar suas considerações e dúvidas a respeito de ações voltadas ao meio ambiente na cidade. “É gratificante escutar as crianças, pois elas têm uma pureza e sensibilidade para captar algumas questões que precisamos aprimorar no meio ambiente, além de oferecerem muitas sugestões positivas para a Administração. Na cidade que queremos crianças também têm voz e são respeitadas”, afirmou o prefeito.
No gabinete, os alunos puderam conhecer as atribuições do prefeito, instalações da prefeitura e tirar suas dúvidas sobre os órgãos públicos de forma geral. Antes da caminhada até a Câmara, os estudantes posaram para fotos individuais com o prefeito Milton Serafim. Já no Poder Legislativo, os alunos assistiram a uma palestra sobre formas de captação de água no município, economia de recursos naturais, poluição e também a um vídeo institucional da Sanebavi - Saneamento Básico de Vinhedo - explicando o caminho que a água percorre até chegar às casas.
Depois das explanações foi a vez dos próprios visitantes apresentarem sugestões de projetos e ações para o município, bem como indagar os presentes sobre atividades já existentes. Entre as sugestões apresentadas, a ampliação do número de lixeiras e implantação de coleta seletiva em mais locais, incentivo a denúncia anônima sobre despejo de lixo a céu aberto e campanhas de conscientização foram as mais comentadas.
Os estudantes também solicitaram criação de projeto para redução de sacolas plásticas no município, o início da coleta de óleo de cozinha para fabricação de biodiesel, recuperação do bosque municipal, entre outras.
No final do debate os alunos foram contemplados com uma cartilha “Conheça a Câmara”, além de percorrerem as dependências da casa de leis e conhecer as especificidades do Poder Legislativo municipal. Para os vereadores, ações como essas devem ser realizadas mais vezes, pois trazem grandes contribuições ao município. “Estamos preparando os futuros gestores de Vinhedo; afinal em breve, serão eles os responsáveis pela cidade”.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Conselho de Usuários da TIM Região Sudeste

Ana Genezini propõe que empresas de caçambas de entulho utilizem tampa apropriada no compartimento

Vereadora Ana Genezini comenta falta de planejamento para o trânsito de Vinhedo