ANA GENEZINI ESTUDA IMPLANTAÇÃO DE SACOLAS ECOLÓGICAS NO MUNICÍPIO


Troca de sacolas plásticas por retornáveis é um dos projetos em estudo pela vereadora


A vereadora Ana Genezini (PTB) abordou em seu discurso na sessão de terça-feira, 27, proposta de implantação e conscientização municipal sobre a troca das sacolas plásticas utilizadas no comércio, por produtos ecológicos feitos de lona e matérias duráveis. A proposta visa à mobilização da prefeitura, juntamente com o comércio e os moradores para que, gradativamente seja feita a substituição das sacolas.
O projeto ainda está em fase de estudo e, segundo a vereadora, “antes mesmo do projeto de lei ser apresentado, já começará realizar campanhas de conscientização municipal”. Neste sentido, a parlamentar convidou os vereadores para reunião na última semana e participaram : Adriano Corazzari (PSB), Marta Leão (PP) e Jr. Vendemiatti (PPS), junto com o Presidente do Instituto Pró-Verde, Fernando Brigídio, para que os parlamentares pudessem entender a importância desse gesto perante a questão ambiental. “Essa prática já abandonada no passado, agora retorna e trará junto, grandes benefícios ao meio ambiente e ao nosso futuro,” afirma Ana Genezini.
Conceito
Em junho, a vereadora Ana Genezini participou de uma apresentação no colégio Sant’Anna sobre o tema, em que os alunos do ensino médio expuseram os malefícios do uso das sacolas plásticas no Brasil. Desde então a vereadora vem trabalhando numa lei municipal que ajude a normatizar a questão, para minimizar o estrago causado pelo plástico no meio ambiente.
Conforme lembrou a vereadora, além de utilizar petróleo, recurso não renovável para sua fabricação, as sacolas plásticas ocupam grande espaço nos aterros sanitários e sua decomposição pode levar séculos. Para produzir uma tonelada de plástico são necessários 1.140 kw/hora (esta energia daria para manter aproximadamente 7.600 residências iluminadas com lâmpadas econômicas por 1 hora).
As sacolas também contribuem para o entupimento da passagem de água em bueiros e córregos, causando inundações e retenção de mais lixo. Ao ser incinerado o material libera toxinas perigosas para a saúde.
Quando esses saquinhos vão parar no oceano o estrago pode ser considerado ainda maior. Animais marinhos os confundem com águas vivas, alimento de diversas espécies, como a Tartaruga Marinha. O projeto Tamar (responsável pela preservação da tartaruga marinha no estado da Bahia) já encontrou diversos animais mortos por causa da ingestão de sacos plásticos.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Conselho de Usuários da TIM Região Sudeste

Vereadora Ana Genezini comenta falta de planejamento para o trânsito de Vinhedo

Ana Genezini propõe que empresas de caçambas de entulho utilizem tampa apropriada no compartimento