Ana Genezini indica incentivo à prática de pesca esportiva na Represa I


A vereadora Ana Genezini (PTB) indicou para a primeira sessão de 2011 a restruturação da Represa I com a inclusão de infraestrutura para a prática de pesca esportiva. Genezini afirmou que muitos vinhedenses praticam a pescaria como lazer ou forma de esporte e acrescentou que, embora o município possua alguns pesqueiros, é importante que a administração pública da cidade proporcione mais essa opção de esporte e entretenimento à população.
Para tratar deste assunto, Ana Genezini se reuniu na última segunda feira, 7, com o superintendente da Sanebavi, Odair Fernando Seraphim (Canjica) uma vez que a autarquia municipal já está desenvolvendo projeto para investimentos neste local, que irá contemplar ciclovia, pista de corrida, aparelhos de ginástica, quiosque, parque infantil e iluminação. Conforme destacou a vereadora “são muitos os vinhedenses que utilizam o local diariamente para a prática de atividades físicas e de lazer, e que, portanto, mais essa forma de diversão poderia ser propiciada, de forma regrada e sem ônus ao meio ambiente”.
Além da implantação da pesca esportiva – que deverá ser realizada em períodos determinados e regulamentados pela secretaria - Genezini solicitou estudos também para a instalação de brinquedos adaptados a pessoas com deficiência no parque infantil, uma antiga reivindicação da parlamentar em todos os playgrounds do município. As ideias e sugestões foram muito bem aceitas pelo superintendente que se comprometeu em verificar a viabilidade de complementação de tais sugestões no projeto.
A vereadora considera que a propositura é também um incentivo ao convívio com a natureza e hábitos saudáveis. “A pesca esportiva transmite a noção de respeito com a natureza e uma relação de convívio saudável, valorização e preservação de recursos”, explicou. Genezini também garantiu que o esporte aflora o sentimento de preservação do patrimônio. “Se a pessoa tem a chance de praticar um esporte e conviver num ambiente bem cuidado, dificilmente irá depredar o que foi conquistado para todos”, concluiu.

Represa II
Propiciar mais atrações aos municípes que frequentam a Represa II também foi pedido realizado pela vereadora Ana Genezini, desta vez ao secretário de Esportes e Lazer Gustavo Zampieri (Tubarão). Segundo o secretário, um investimento muito importante no setor já começou a ser posto em prática, já que a secretaria vem realizando melhorias em toda a Represa II para reativar as atividades como pedalinhos, passeios de lancha e outras para trazer mais diversão a um dos cartões postais de Vinhedo.
O secretário informou ainda que campeonatos, eventos culturais e demais atividades estão em estudo para levar mais pessoas aos atrativos turísticos da cidade. Por este motivo, a temporada da pesca somente será permitida em dias determinados para não prejudicar as atividades aquáticas.
Ainda sobre a pesca, Zampieri ressaltou que a Prefeitura está realizando um cadastro dos interessados já que é imprescindível o seguimento de algumas regras para o bom convívio entre os pescadores, como o respeito às datas do calendário e ao horário liberado para a atividade (das 7h às 18h); manter o local de pesca limpo; soltar sempre que pescar algum peixe da espécie Black Bess, além de outras determinações que visam o aproveitamento pleno da represa por todos os participantes e da preservação dos recursos naturais e dos animais. “Havendo interesse, os pescadores podem se reunir e montar uma associação, para assim promover encontros, formalizar regras e discutir demais especificidades do esporte, já que a atividade é bem popular no município”, sugeriu Ana Genezini.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Conselho de Usuários da TIM Região Sudeste

Vereadora Ana Genezini comenta falta de planejamento para o trânsito de Vinhedo

Ana Genezini propõe que empresas de caçambas de entulho utilizem tampa apropriada no compartimento