Ana Genezini intermedia reunião para discutir possibilidade de construção de salas de cinema em Vinhedo


Uma reunião intermediada pela vereadora Ana Genezini (PTB), na segunda-feira, 28, reuniu os vereadores Adriano Corazzari (PSB), Cidinho Fróis (PTB), Donizete Lopes (PTB), Márcio Melle (PSB), Júnior Vendemiatti (PPS), Izael Viel (PR), Rubens Nunes (PR) e o secretário de governo José Luís Bernegossi para discutir a possibilidade de implantação de salas de cinema no município, por meio do projeto federal “Cinema da Cidade”, em vigor desde 2009.
Este projeto, desenvolvido pelo Ministério da Cultura em parceria com a Agência Nacional do Cinema (Ancine), possibilita medidas de financiamento, investimento e desoneração tributária para a instalação e pleno funcionamento das salas de cinema para municípios de 20 a 100 mil habitantes em todo o Brasil.
Além das autoridades participaram da reunião, técnicos da área que pediram o encontro explicando os trâmites necessários que o município deve adotar em pleiteio aos recursos para construção de dois espaços de exibição com capacidade variável de 70 a 250 poltronas. “Em seu mandato anterior o prefeito já tinha um projeto de instalação de salas de cinema no Espaço Cultural. Quem sabe o prefeito não retoma novamente esse desejo de trazer essa atração para a cidade”, indagou Ana Genezini.
Seguindo a linha de raciocínio do então ministro da Cultura Juca Ferreira, o arquiteto que participou da execução do projeto do Espaço Cultural na ocasião de seu lançamento, João Bacelar, frisou de que “nada adianta o país lançar cem filmes por ano, se não há locais para exibir. O preço do ingresso do cinema é muito mais acessível que o teatro e possibilita maior participação popular”.
Para participar do projeto as prefeituras devem apresentar à Ancine o projeto de construção ou recuperação das salas de cinema e pleitear recursos através de emenda parlamentar. Uma vez contemplada, a prefeitura deverá selecionar por edital público uma empresa exibidora para a gestão do complexo.
De acordo com dados fornecidos pela Ancine em 2009 há 1.371 municípios brasileiros com população entre 20 a 100 mil habitantes, dentre os quais apenas 194 têm salas de cinema, 14,15% do total.
O secretário de governo afirmou que a ideia é boa e se encarregou de agendar uma reunião com o prefeito para tratar o assunto. “Se o prefeito sinalizar favoravelmente ao projeto, certamente esses vereadores irão procurar seus deputados para auxiliar nas tratativas para o recebimento dos recursos”, finalizou Ana Genezini.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Conselho de Usuários da TIM Região Sudeste

Ana Genezini propõe que empresas de caçambas de entulho utilizem tampa apropriada no compartimento

Vereadora Ana Genezini comenta falta de planejamento para o trânsito de Vinhedo