Vereadores se engajam em projeto pioneiro em respeito ao idoso


Na tarde dessa quinta-feira, 12, aconteceu o 1º encontro da Oficina de Vida Cotidiana do Idoso, realizado no Centro da 3º Idade Convívio Bem Viver, no Jardim São Matheus. A reunião foi organizada pela Comissão de Cidadania do CRAS.
Um projeto piloto da Oficina de Vida Cotidiana foi realizado em 2010, nas Escolas públicas e na Praça Sant’anna, com a participação de alunos e outros cidadãos. Agora em maio de 2011 os trabalhos foram retomados. O objetivo desse trabalho é reproduzir as atividades do cotidiano dos idosos para transmitir às crianças, jovens e adultos o conhecimento sobre as limitações causadas pela velhice, e a partir disso desenvolver relações de cooperação e respeito mútuo entra as diferentes faixas etárias.
Os vereadores Adriano Corazzari (PSB) e Ana Genezini (PTB) estivaram nesse primeiro encontro oficial da Oficina em 2011 e pretendem levar adiante o projeto junto a Câmara Municipal, usando-a como parceira e principal divulgadora do evento. “Um projeto pioneiro e grandioso como esse tem que receber todos os tipos de incentivos possíveis, trabalharemos por uma campanha de divulgação da Oficina de Vida Cotidiana por toda Região”, declararam os vereadores.
O trabalho coordenado pela assistente social Helena Takahashi terá como primeiro “alvo” a relação dos idosos com motoristas e cobradores de ônibus. O grupo fará uma visita a Rápido Luxo Campinas para sensibilizar os motoristas e cobradores quanto às dificuldades que a 3º idade enfrenta. É muito comum, as vezes pelo cronograma apertado que o ônibus deve seguir, que motoristas não parem em pontos que só tem idosos ou sejam rudes com eles para que se apressem. O objetivo não é levar os idosos à Rápido Luxo para reclamar de eventuais problemas que tiveram, mas sim demonstrar suas limitações, necessidades e integrá-los. Para isso serão realizadas atividades dentro de ônibus nas quais os funcionários da Rápido Luxo passarão pelas mesmas dificuldades dos idosos, usando óculos embasados e riscados para dificultar a visão e outras medidas semelhantes que simulem as limitações naturais da 3º idade.
Adriano Corazzari destacou que esse é um trabalho “de conscientização da cidadania”, principalmente por ser realizado também com crianças. Ana Genezini, por sua vez, crê que o projeto pode conquistar muito mais do que imagina, pois se trata de uma ação concreta que promove a integração social e a alegria.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Conselho de Usuários da TIM Região Sudeste

Ana Genezini propõe que empresas de caçambas de entulho utilizem tampa apropriada no compartimento

Vereadora Ana Genezini comenta falta de planejamento para o trânsito de Vinhedo