Ana Genezini visita Secretaria da Educação para debater funcionamento da EJA


A vereadora Ana Genezini (PTB) se reuniu nessa sexta-feira, 20, com o vice-prefeito e Secretário de Educação Jaime Cruz e com a coordenadora pedagógica da EJA Aparecida Gloreti Soares Pedro, para acompanhar o funcionamento da Educação de Jovens e Adultos que passará a contemplar ainda mais cidadãos vinhedenses, já que a Secretaria de Educação abriu novas inscrições para candidatos que estão fora da escola e desejam retomar os estudos.
O período para se inscrever vai do dia 23 de maio até 10 de junho. De acordo com a resolução SE – 16, de 21 de Março 2011, a idade mínima para a inscrição ao ensino fundamental é de 15 anos completos, enquanto que para o ensino médio, em atendimento a Deliberação CEE Nº 82/2009, a idade mínima para inscrição é de 18 anos completos.
A abertura de novas turmas da EJA é um pedido antigo da vereadora, atualmente o projeto atende 722 alunos em suas duas unidades de aula, a E.M Franco Montoro, que conta com 11 salas, e a escola Integração, que disponibiliza 14 salas para a Educação de Jovens e Adultos. Como explicou Gloreti, a abertura de novas turmas seguirá um cronograma, em um primeiro momento serão feitas as inscrições de novos candidatos, depois a rematrícula dos alunos antigos e, por fim, a matrícula oficial dos novos alunos, onde então conheceremos a demanda para a abertura de novas salas de aula.
Gloreti ressaltou que a divulgação dos prazos da inscrição será feita por meio de informativos nas contas de água dos contribuintes, para garantir mais visibilidade aos interessados sobre o período de inscrição. “A EJA é uma grande oportunidade de progressão aos vinhedenses que não tiveram chance de estudar. O município dispõe de uma ótima estrutura para atender esse segmento e tem procurado dar aos estudantes uma atenção toda especial, principalmente no momento da formatura, fazendo com que seja para eles uma data histórica e feliz pela conquista de seu diploma”, opinou Ana Genezini que no mês de março reivindicou a ampliação das turmas nas escolas municipais Integração (região central) e André Franco Montoro (região Capela).
O secretário Jaime Cruz enfatizou que algumas salas destinadas a EJA havendo necessidade serão ampliadas para que atenda a nova demanda com maior conforto. “É muito importante fazer esse acompanhamento que a vereadora Ana Genezini tem feito, atitudes como essa nos ajudam a aprimorar nosso trabalho e buscar novos meios de atender toda população vinhedense no que diz respeito à educação”, complementou o vice-prefeito e secretário da Educação.

Educação de Jovens e Adultos no CAPS
A EJA também promove aulas diárias no CAPS – Centro de Atenção Psico-Social – para 14 alunos, sendo 11 alunos pacientes do CAPS e 03 alunos membros da comunidade. Ana Genezini, Jaime Cruz e Aparecida Gloreti visitaram o local para acompanhar uma aula. A ideia é que futuramente as aulas no CAPS sejam ampliadas, para promover a integração social.
Os alunos do CAPS passam o dia todo no local. Os estudantes também realizam atividades extraclasses como o cultivo de horta com verduras e legumes diversos, que são consumidas no próprio local e também vendidas a visitantes que se interessam em colaborar com o trabalho realizado.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Conselho de Usuários da TIM Região Sudeste

Ana Genezini propõe que empresas de caçambas de entulho utilizem tampa apropriada no compartimento

Vereadora Ana Genezini comenta falta de planejamento para o trânsito de Vinhedo