Ana Genezini propõe implantação de bibliotecas em todas as regiões do município



A vereadora Ana Genezini (PTB) apresentou na 139ª Sessão, indicação para implantação de um novo programa no município que pretende estimular a prática da leitura e difundir a cultura brasileira e universal entre os vinhedenses. A propositura sugere que a Prefeitura instale bibliotecas em todas as regiões do município, ou pelo menos em locais estratégicos que possam satisfazer a demanda de mais de um bairro, para livre acesso da população.

Intituladas como “O Olho do Saber”, as bibliotecas conteriam obras de literatura infantil e juvenil, da cultura brasileira e universal, periódicos, mapas, monografias, teses e dissertações, além de computadores para acesso livre à internet. Os munícipes realizariam um cadastro para utilização dos computadores disponíveis nas bibliotecas, com limite de uma hora, sendo possível agendar previamente o horário da visita à unidade para utilização do equipamento.

A propositura apresentada pela parlamentar foi inspirada no programa “Farol do Saber”, implantada em Curitiba, capital paranaense, pelo ex-prefeito Rafael Greca entre os anos de 1993 e 1996. As bibliotecas, com arquitetura inspirada no farol de Alexandria, funcionam como um portal das escolas municipais de Curitiba, e estão presentes em 54 bairros. O objetivo é oferecer leituras mais completas aos alunos, escapando do uso restrito de apostilas e outros materiais didáticos resumidos, comuns na grande maioria das escolas, tanto públicas quanto privadas.

“O acesso à educação e à cultura é um direito de todo cidadão, e Vinhedo precisa sempre buscar oferecer as melhores condições para seus moradores”, afirmou Ana Genezini.







Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Conselho de Usuários da TIM Região Sudeste

Ana Genezini propõe que empresas de caçambas de entulho utilizem tampa apropriada no compartimento

Vereadora Ana Genezini comenta falta de planejamento para o trânsito de Vinhedo