Legislativo estuda assumir iniciativa do Ficha Limpa



O presidente da Câmara de Vinhedo, Adriano Corazzari (PSB), anunciou na manhã desta quinta-feira, 14, que está em estudo pela Câmara assumir a autoria do projeto Ficha Limpa Municipal, respeitando a maioria dos dispositivos contidos na projeto de iniciativa popular.

Esta foi a forma encontrada pelos vereadores para viabilizar a proposta que foi considerada pelos dois maiores institutos de apoio ao órgão público do país – IBAM e CEPAM - inconstitucional pelo vício da iniciativa.

Participaram da reunião além do presidente, os vereadores Ana Genezini (PTB), Cidinho Fróis (PSD), Márcio Melle (PSB), Carlinhos Paffaro (PR) e Donizete Lopes (PTB). A vereadora Marta Leão (PSD) que representa a comissão organizadora do evento não chegou a tempo para as tratativas.

Seguindo a sugestão de Cidinho Fróis, os vereadores devem estudar até semana que vem a proposta original e propor uma alternativa para que o projeto seja viabilizado. De acordo com os estudos preliminares, apenas o trecho que trata das organizações não governamentais deverá ser vetado, pois não se trata de competência do poder público. “Estamos chegando a um consenso sobre o projeto, assegurando desta forma a soberania popular. Estaremos estudando a proposta do vereador Cidinho e fechando este assunto o mais rápido possível”, afirmou Adriano Corazzari.

Entenda o caso

Em 15 de junho de 2011 a Executiva Municipal do PSOL se reúne e lança nota pública convidando a população para apresentação e lançamento de uma Campanha pela aprovação de um projeto de lei de iniciativa popular para instituir o Ficha Limpa Municipal em Vinhedo.

Reuniões do movimento prosseguem angariando cada vez mais adeptos, entre eles o apoio de mais de 20 instituições.

Em 6 de julho de 2011 prefeito protocola projeto de lei na Câmara com teor semelhante. Dois dias depois, em sessão extraordinária, vereadores aprovam projeto de lei, de autoria do Executivo, instituindo a Lei Municipal nº 3.430 de 2011 para impedir a nomeação de servidores com condenação judicial por órgão colegiado ou em decisão transitada julgada para ocupar cargos públicos comissionados.

Apesar de o projeto ser aprovado com unanimidade, ele não agradou aos integrantes do movimento que julgaram que o documento proposto por iniciativa popular “estaria mais completo" que o já aprovado, já que há tipificação dos crimes, entre outras diferenças.

Com isso, a comissão organizadora do Ficha Limpa deu prosseguimento a campanha que culminou com a apresentação do projeto de iniciativa popular com 3,5 mil assinaturas, protocolado na Câmara em setembro de 2011.

Todas as assinaturas constantes no projeto foram digitadas pela câmara para que o projeto pudesse seguir para o Cartório Eleitoral, a fim de que fosse validada as assinaturas dos eleitores e respectivos títulos, comprovando assim, a autenticidade dos nomes inscritos.

Em março de 2012, a Câmara recebeu a confirmação do cartório de que das 3.500 assinaturas coletadas, 2.663 foram certificadas pelo Cartório Eleitoral, sendo 22% delas oriundas de outro domicílio eleitoral ou de eleitores que não foram encontrados.

Diante destas informações a Assessoria Jurídica da Câmara fez o pedido de parecer ao CEPAM e IBAM que atestaram no último mês a inconstitucionalidade da proposta, parecer este que foi acompanhado pela assessoria jurídica da Câmara.

O Ficha Limpa Municipal não vale para os políticos da cidade, somente para cargos de confiança como secretários, assessores e diretores, já que há uma legislação federal específica para políticos sobre o tema.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Conselho de Usuários da TIM Região Sudeste

Ana Genezini propõe que empresas de caçambas de entulho utilizem tampa apropriada no compartimento

Vereadora Ana Genezini comenta falta de planejamento para o trânsito de Vinhedo