Ana Genezini esclarece Resolução que traz incumbência à Prefeitura de cuidar da iluminação pública e reforça pedidos para cidade



Resoluções 414/2010 e 449/2011 da ANEEL determinam que a manutenção das instalações de iluminação pública é de responsabilidade dos municípios e não mais das concessionárias



A iluminação pública da cidade volta a ser pauta de trabalho da vereadora 1ª secretária Ana Genezini (PTB) que desde o início de seus mandatos tem cobrado a implantação e manutenção constantes dos sistemas de iluminação em Vinhedo.

Desde fevereiro de 2013 inúmeros pedidos para implantação de iluminação e ou manutenção das luminárias já existentes foram apresentados por meio de indicações, contemplando várias regiões da cidade.

O problema, no entanto segundo a parlamentar, é que o processo deve demorar mais que o previsto, uma vez que Resolução da Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL) nºs 414/2010 e 449/2011 determinou que “a elaboração de projeto, implantação, expansão, operação e manutenção das instalações de iluminação são de responsabilidade do ente municipal ou de quem tenha recebido deste a delegação para prestar tais serviços”.

Conforme explicou Ana Genezini, a partir dessa determinação, a CPFL não realizará mais esse trabalho, e por isso, obedecendo aos prazos para adequação que os municípios receberam, a previsão é que o serviço seja normalizado em Vinhedo entre 3 a 4 meses. “A Prefeitura está em fase de adaptação à nova resolução, e agora está sendo realizada licitação para contratação de empresa para realizar este serviço e ata de registro de preços para aquisição dos materiais necessários à elaboração dos trabalhos de instalação de iluminação. Esse processo deve demorar um pouco no início, mas deverá ser benéfico à cidade, uma vez que trará mais agilidade e não dependerá de concessionárias para implantação de luminárias e manutenções”, afirmou.


Locais solicitados


Com isso, a vereadora aproveitou para reforçar alguns de seus pedidos para área, como iluminação para a Rua Rocinha, na altura dos números 19 a 116; Rua Amor Perfeito – Jd. Florido; troca da iluminação nas praças Aurora Sudário, José Flávio Von Zuben e implantação dos serviços de iluminação na Praça Paulo Henrique da Silva.

Iluminação para a saída do ponto de ônibus na Rodovia Anhanguera (região da Capela), no trecho sob jurisdição da AutoBAn até o acesso de entrada à Rua Antônio Bucci – Bairro Vida Nova também esteve na pauta de reivindicações; na Rua Gabriel Dama e iluminação no final do trecho existente na Rua João Ferracini- Vila Cascais. Iluminação pública em frente a ETE Capivari - Distrito Industrial, com a instalação de três luminárias e eletrificação e iluminação pública na Rua Sílvio Cain - Jardim São Bento, dentre inúmeros outros pedidos.

Por fim, a vereadora solicitou implantação de luminária em poste existente na Rua Nicolau Von Zuben, próximo a autoescola, e na área verde localizada entre os bairros Vida Nova e Altos do Morumbi, a partir da completa revitalização do local. “A iluminação pública traz segurança aos moradores e inibe a ação de pessoas mal intencionadas”, explicou. O Prefeito Milton Serafim por intermédio da Secretaria de Obras já atendeu inúmeras solicitações desta vereadora referentes a implantação de iluminação pública, melhorando a segurança de moradores em diversos pontos da cidade e tenho certeza que atenderá aos demais pedidos que aguardam os tramites administrativos dessa nova incumbência repassada pela ANEEL ao Município. Podemos dizer que essa ação é algo simples, mas, de grande importância para aqueles que são beneficiados com essa melhoria”, afirmou Ana Genezini.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Conselho de Usuários da TIM Região Sudeste

Vereadora Ana Genezini comenta falta de planejamento para o trânsito de Vinhedo

Ana Genezini propõe que empresas de caçambas de entulho utilizem tampa apropriada no compartimento