Vereadores Rubens Nunes e Ana Genezini visitam UPA

 Secretária Nádia Capovilla apresentou quadro de atendimento da unidade nos últimos meses

O presidente da Câmara Municipal, vereador Rubens Nunes (PR), e a 1ª secretária da Casa, vereadora Ana Genezini (PTB), visitaram a Unidade de Pronto Atendimento 24 horas (UPA), para conhecer as novidades nos serviços prestados pela unidade e dados referentes à atuação nos últimos meses. Na visita também estiveram presentes a secretária de Saúde, Nádia Capovilla; Érica Pin Pereira, diretora de assistência e atendimento da pasta, e Roberta Trajano, coordenadora da UPA.

A mais nova mudança no atendimento da unidade é a instituição da “sala azul”, nova classificação de risco dedicada aos pacientes com caso menos graves, que na verdade não são casos para o pronto atendimento, e sim para as Unidades Básicas de Saúde (UBS). Os pacientes encaminhados pela triagem à sala azul são consultados por médico da UPA e depois encaminhados à UBS de preferência ou mais próxima à residência do cidadão. O objetivo da implantação dessa nova categoria é melhorar o atendimento e reeducar o cidadão a utilizar a UPA apenas em casos de pronto atendimento e emergência, deixando as consultas e outros serviços rotineiros de saúde para as Unidades Básicas, verdadeiras responsáveis por esses tipos de atendimento.

A sala azul funciona apenas pelas manhãs, e em 15 dias de atuação já foi suficiente para a redução no tempo médio pra atendimento na unidade.

A UPA tem realizado uma média de 250 atendimentos por dia, sendo 20% destes provenientes de outras cidades, e conta com clínico geral e pediatra 24 horas, durante toda semana, ginecologista aos finais de semana, ortopedista as segundas, quartas e sextas, e oferece plantões 24 horas de psiquiatria à distância, na qual o paciente é assistido por telefone e, caso necessário, é encaminhado ao CAPS ou às UBS. No período de 11 de maio à 1ª semana de agosto, a unidade realizou 36 cateterismos cardíacos, sendo 16 angiopatias, e tratou dois aneurismas cerebrais, três tumores cerebrais e um aneurisma de aorta, o que comprova a capacidade do prédio para atendimentos emergenciais.

Na parte infraestrutural, além das salas de repouso e de consulta, a UPA conta com Raio-X, quarto de isolamento, sistema de emissão online de laudos de eletrocardiograma, laboratório 24 horas, duas ambulância, sendo uma UTI móvel, e sala de urgência com mesma infraestrutura que uma UTI. No momento, a secretaria de Saúde está em fase de compra de equipamento de Ultrassom, para ser instalado na unidade.

Os vereadores aproveitaram a oportunidade da visita para esclarecer como funciona o prazo de transferência da UPA para o Hospital Galileo, nos caso em que há a necessidade de internação em UTI ou realização de procedimentos cirúrgicos de maior complexidade. Nádia Capovilla esclareceu que, diferentemente do que ocorria na Santa Casa, na UPA o paciente só é transferido após todos os exames prévios terem sido realizados, facilitando a internação. Apesar da exigência dos exames, o prazo para transferência não excede 24 horas.

Para conhecermos a real situação da saúde vinhedense é preciso acompanhar o trabalho diário nas unidades de saúde, a melhoria qualitativa após a implantação da UPA e a parceria com o Galileo foi tamanha que a própria demanda aumentou, já que pacientes que antes utilizavam convênios passaram a utilizar o SUS devido a qualidade do serviço”, afirmaram os vereadores.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Conselho de Usuários da TIM Região Sudeste

Ana Genezini propõe que empresas de caçambas de entulho utilizem tampa apropriada no compartimento

Vereadora Ana Genezini comenta falta de planejamento para o trânsito de Vinhedo