Vereadores debatem meios de divulgação do Outubro Rosa

Parlamentares estudam a possibilidade da Câmara promover a campanha de 2013

Na tarde dessa segunda-feira, 23, os vereadores Alexandre Viola (PPS), Ana Genezini (PTB), Dario Pacheco (PSDB), Bacural Dias (PTB), Paulinho Palmeira (PSB) e Nil Ramos (PTB) se reuniram com a psicóloga, palestrante e incentivadora do programa “Outubro Rosa”, Elizabete Argozino Duarte, a fim de discutirem o lançamento da campanha de 2013 em Vinhedo.

O “Outubro Rosa” é um movimento internacional de luta contra o câncer de mama, visando à conscientização das mulheres sobre a importância do exame para um diagnóstico precoce. Em Vinhedo, a Câmara Municipal, a partir de iniciativa da vereadora Ana Genezini e do então presidente da Casa e atual diretor municipal de Cultura Adriano Corazzari, realizou diferentes ações de divulgação do tema, incluindo a promoção de uma palestra com a coordenadora de humanização do Instituto do Câncer do Estado de São Paulo (ICESP), Maria Helena Sponton.

Na reunião dessa segunda-feira, Bete Duarte, que lutou contra o câncer de mama e hoje promove palestras em todo o país a fim de alertar sobre o tema, destacou que o principal objetivo do “Outubro Rosa” é combater a falta de informação, estimulando a busca pela medicina preventiva. Nessa mesma toada, Alexandre Viola ressaltou que “o incentivo à medicina preventiva também deve ser promovido junto ao sexo masculino, já que a realização de exames de rotina é pouco comum entre os homens, enquanto entre as mulheres a própria existência de campanhas informativas voltadas ao gênero já tem criado o hábito da prevenção”.

Desse modo, o parlamentar sugeriu que ao divulgar o “Outubro Rosa” parte do trabalho seja também dedicado ao sexo masculino, ideia apoiada por Ana Genezini, que propôs a divulgação conjunta com o “Novembro Azul”, movimento internacional de atenção ao câncer de próstata e à saúde do homem.

Os vereadores estudam a possibilidade de se firmar uma parceria com a Secretaria de Saúde para a realização de um fórum sobre o “Outubro Rosa” e a divulgação de panfletos informativos em locais estratégicos, incluindo escolas. Também interessado no trabalho realizado por Bete Duarte, Alexandre Viola pediu à palestrante que encaminhe uma apresentação formal de seu projeto para que a Casa possa avaliar a viabilidade de implantação na campanha de 2013.


“A prevenção à saúde deve ser trabalhada desde a base, passando pela criança até o idoso, para que tal prática se torne um hábito; o ‘Outubro Rosa’ é um movimento fundado nesse princípio, que tem como foco o diagnóstico precoce ao câncer de mama, e a Câmara como Casa do Povo deve apoiar tal iniciativa de conscientização do cidadão”, explicaram os vereadores.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Conselho de Usuários da TIM Região Sudeste

Vereadora Ana Genezini comenta falta de planejamento para o trânsito de Vinhedo

Ana Genezini propõe que empresas de caçambas de entulho utilizem tampa apropriada no compartimento