Rubens Nunes e Ana Genezini avaliam situação das represas e pedem alternativas para o abastecimento de água


Período de estiagem tem causado problemas no abastecimento da cidade

Ao longo da semana, o presidente da Câmara Rubens Nunes (PR) e a 1ª secretária Ana Genezini (PTB) visitaram as represas municipais para analisar a situação dos reservatórios e reforçar os pedidos à Prefeitura para a implantação de novo pontos de captação e até mesmo estudos para a construção da Represa IV.

As constantes queixas da população referente à falta de água, especialmente na região da Capela, motivou a visita dos vereadores às Represas I, II e III, que devido ao período sem chuvas estão com menos da metade da sua capacidade. A seca das últimas semanas tem causado problemas no abastecimento de inúmeros municípios da região, em alguns casos fazendo-se necessárias ações de racionamento.

“O período de estiagem sempre afetará o abastecimento, é impossível manter o nível dos reservatórios quando se tem um longo período de estiagem; apesar dessa limitação natural, com a implantação de novos pontos de captação, construção de reservatórios e a conscientização da população em relação ao uso racional da água, é possível melhorar a autossuficiência do município”, afirmaram os vereadores.


Ações da Prefeitura


Melhorar o abastecimento de água no município já está na pauta da Prefeitura há algum tempo. Neste ano, a Sanebavi, autarquia municipal responsável por esse serviço, através do programa PAC 2, do governo federal,  e do Fundo Estadual de Recursos Hiídricos (FEHIDRO),  receberá cerca de 30 milhões de reais para serem aplicados exclusivamente no abastecimento de água e esgotamento sanitário.

A autarquia prevê aplicar os recursos para a expansão da rede coletora para o Distrito Industrial; a construção de estações elevatórias e emissários de esgoto para os bairros Altos do Morumbi, Colinas de San Diego, Vila Fontaine e São Joaquim; a ampliação da estação de tratamento de água do Jardim Santa Cândida (ETA 2); a expansão da rede de distribuição em uma extensão de 8.121,43 metros para o Distrito Industrial que será atendido pela ETA 3; a implantação da operação caça vazamento em toda a cidade e a substituição da rede de água na Nova Vinhedo em uma extensão de 6.174 metros, diminuindo as perdas de água tratada ocasionados por vazamentos e melhorando a distribuição de água para a população.

Além das melhorias que serão realizadas graças ao repasse federal e estadual, a municipalidade ainda projeta a construção de um reservatório na estrada da Boiada com estrutura metálica e capacidade para dois milhões de litros; a realização de estudos geológicos para perfuração de poços artesianos para abastecer a região da Capela e a implantação de uma rede de distribuição de água na estrada da Capela a partir do bairro da Casa Verde, com o fornecimento de água pela ETA 3, em construção no São Joaquim.

Desde 2009 a Prefeitura e a Sanebavi tem realizado importantes trabalhos para melhorar o abastecimento da cidade e o tratamento de esgoto; o novo cronograma de obras para o setor demonstra a preocupação da atual administração em sanar os problemas de falta de água em períodos de estiagem e diminuir o desperdício, preservando os nossos recursos hídricos”, enalteceram os vereadores.

Rubens Nunes e Ana Genezini são autores de diversas Indicações que abordam o aprimoramento do abastecimento. Ainda em outubro desse ano a Prefeitura realizou o trabalho de desassoreamento da Represa I, em atendimento a uma solicitação do presidente da Câmara. Para os parlamentares, através do trabalho conjunto entre o Poder Executivo, Legislativo e a população, é possível uma abordagem resolutiva para a questão da oferta de água no município.




Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Conselho de Usuários da TIM Região Sudeste

Ana Genezini propõe que empresas de caçambas de entulho utilizem tampa apropriada no compartimento

Vereadora Ana Genezini comenta falta de planejamento para o trânsito de Vinhedo