Em reunião do parlamento, Ana Genezini aborda iluminação pública, reciclagem de óleo e reutilização de água


Temas já geram debates nas Câmaras da região

No último dia 06, sexta-feira, a vereadora Ana Genezini (PTB) abordou três temas distintos durante a Reunião do Parlamento Metropolitano da RMC realizada na Câmara de Vinhedo, todos de grande repercussão para a região.

Os desafios das Prefeituras na gestão da iluminação pública, obrigação da administração municipal a partir de 2014, conforme estabelecido pela Resolução nº 414/10 da Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL), foi o primeiro assunto na pauta da vereadora. “Nós estamos vendo o quanto essa resolução do governo federal tem trazido problemas aos municípios, gerando impasses e acabaremos por ficar mais um ano com essa indecisão da implantação efetiva dos trabalhos”, enfatizou Ana Genezini.

A parlamentar citou que a CPFL está impedida de continuar a execução dos serviços prestados e tampouco os municípios assumem esse encargo. “Estamos com toda parte de iluminação pública e demais serviços que eram realizados pela CPFL parados, e com isso, deixando de atender a população, que paga o ônus por conta dessa resolução”, concluiu a vereadora após sugerir ao prefeito Milton Serafim que leve o assunto ao Conselho de Desenvolvimento da RMC, do qual o chefe do executivo vinhedense é presidente.

A reciclagem de óleo de cozinha, tema levantado na reunião pelo presidente da Câmara de Louveira, Estanislau Steck (PSD), também ganhou destaque de Ana Genezini. Desde o ano de 2007 a vereadora busca a implantação de um programa de destinação de óleos e gorduras de origem vegetal ou animal de uso culinário no município de Vinhedo, com o devido tratamento e reciclagem do produto. “Prefeito, peço que encampe isso na RMC para que possamos tratar de fato, reciclar o óleo consumido em casa, nos restaurantes, nos estabelecimentos comerciais, postos de gasolina, lançar uma campanha maciça e implantar um programa sólido e eficiente a nível regional”, afirmou.


O último assunto apresentado por Ana Genezini também ao prefeito Milton Serafim, para futuro debate no Conselho da RMC, foi à reutilização da água, as ações de conservação, captação e uso racional da água nas edificações, indústrias, comércios e residências será uma alternativa altamente positiva para promover a educação ao consumo correto evitando o desperdício desse recurso, incluindo redução de gastos e contribuindo com o meio ambiente, e na consequente inconstância do abastecimento durante os períodos de estiagem que tem sido um problema não só no município de Vinhedo como em toda região, principalmente no verão, em que o consumo é elevado. A vereadora sugere que seja criado um programa de conservação e uso racional da água na RMC, com participação do Parlamento e do Conselho regional a fim de que o projeto seja desenvolvido de forma integrada, atendendo às necessidades pontuais  dos 19 municípios.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Conselho de Usuários da TIM Região Sudeste

Vereadora Ana Genezini comenta falta de planejamento para o trânsito de Vinhedo

Ana Genezini propõe que empresas de caçambas de entulho utilizem tampa apropriada no compartimento