Prefeitura atende proposta de vereadores da base com descentralização de serviços na Capela
Procon, serviços de IPTU, PAT - Banco de Empregos, Protocolo
entre outros estarão à disposição da comunidade em novo espaço de Atendimento
Cidadão
Recentemente a Prefeitura de Vinhedo iniciou os trabalhos
para abertura do “Atendimento Cidadão – A Prefeitura na Capela”, espaço que
disponibilizará serviços municipais aos moradores da Capela. A descentralização
de serviços oferecidos pela Prefeitura atende às indicações nº 770/2009 e nº
462/2015, de autoria dos vereadores Ana Genezini (PMDB) e Nil Ramos (PSDB),
respectivamente.
A propositura da vereadora pedia a implantação do PROCON na
região, enquanto a indicação de Nil Ramos solicitava a criação de “Atendimento
Cidadão” exclusivo para a Capela.
Os vereadores Edu Gelmi (PMDB), Paulinho Palmeira (PV) e
Rubens Nunes (PMDB) também já solicitavam a descentralização de serviços em
pronunciamentos na tribuna da Câmara e em reuniões com o Executivo.
Localizado em frente ao Centro de Fisioterapia, na Rua
Juliana Von Zuben Degelo, o espaço oferecerá atendimento prioritário aos
moradores da Capela, em serviços executados pela Prefeitura de Vinhedo.
A vereadora Ana Genezini, autora da Indicação que propôs a
criação de um Procon na Capela, enfatizou que o maior número de atendimentos no
PROCON de Vinhedo é de moradores da região da Capela. “A falta de uma unidade
Procon na Capela faz com que os consumidores tenham que se deslocar por conta
própria até o Centro, tendo gastos com passagens ou combustível; um posto de
atendimento no bairro contribuirá em muito com a população, principalmente com
a economia de recursos”, explica a parlamentar.
“Indiquei a implantação de um posto de Atendimento ao
Cidadão na Capela para permitir aos moradores do bairro um benefício, através
do qual as pessoas não precisariam se deslocar até o centro da cidade toda vez
que precisassem do atendimento, facilitando o dia a dia, economizando tempo e
despesas com transporte”, explica o vereador Nil Ramos, autor da indicação que
solicitou a instalação do Atendimento Cidadão na Capela.
O “Atendimento Cidadão – A Prefeitura na Capela” deve ser
oficialmente inaugurada no mês de junho e oferecerá os seguintes serviços:
Central SIM – Emissão do Cartão Cidadão, inclusão e
alteração do cadastro de pessoa no CTM, cadastro inclusão (pessoa com
deficiência e mobilidade reduzida), realização do cadastro universitário
(inscrição para transporte universitário gratuito), solicitação de internet
gratuita, pré-matrícula (inscrição para creche na Rede Municipal de Educação), inscrição
para o programa Quero Vida, recadastramento (esporte), Empresa Fácil;
Protocolo – Certidões, Declarações, Revisões, Isenções e
demais serviços para abertura de processo administrativo na Prefeitura
(incluindo poda de árvores, atendimentos do setor do Jurídico, Saúde,
Habitação, enfim, todos os processos de tramitação nas secretarias municipais);
Fazenda – Emissão de boletos para pagamento de IPTU, ITBI,
taxa de licença, alvará e ITBI, acordo de débitos inscritos em dívida ativa,
abertura e cancelamento de inscrição municipal/Sistema Empresa Fácil, demais
serviços relacionados a IPTU e ISSQN;
PAT – colocação/recolocação de profissionais no mercado de
trabalho, emissão de Carteiras de Trabalho e ao encaminhamento do
Seguro-Desemprego;
SETRANDES – Solicitação do cartão idoso e recurso de multas
de trânsito;
PROCON – Atendimento referente às políticas de proteção,
amparo e defesa do consumidor, orientação e abertura de Carta de Informação
Preliminar, quando necessário.
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